Barra Mansa

Publicado em 16 de novembro de 2017 | por Nosso Jornal BM

BM retoma tradição do município com Desfile Cívico

“Foi a retomada de uma tradição que Barra Mansa tinha sepultado. Ver o povo alegre, em meio à insatisfação nacional, traz uma sensação de orgulho e pertencimento a nós barramansenses”. Foi com esta frase que Luís de Paula Naves, de 79 anos, nascido e criado em Barra Mansa, definiu o Desfile Cívico em homenagem aos 185 anos do município – completados no dia 3 de outubro, que aconteceu nesta quarta-feira, dia 15, pela Avenida Joaquim Leite.
 
Seu Luís ainda relembrou os tempos em que desfilava, deixando a emoção falar por si só. “Me surpreendeu com minha experiência a população estar prestigiando um evento tão importante quanto este, muito por estarmos no meio de semana e ainda ser feriado. Isso demonstra que o prefeito está bem situado entre o povo, que mesmo no feriado, foi às ruas, viu seus filhos desfilando, viu a participação das escolas públicas. Foi uma alegria contagiante”, destacou o morador.
 
Através da Fundação de Cultura, a Prefeitura de Barra Mansa não mediu esforços para retomar a tradição que estava perdida no município. Diversas instituições da cidade, como secretarias, escolas, Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros e Tiro de Guerra, participaram do desfile contando histórias desde a criação de Barra Mansa, muitas delas antes desconhecidas pela população.
 
Para o prefeito Rodrigo Drable, o sentimento que fica é de orgulho. “Maior desfile da história de Barra Mansa, mostrando que todos nós temos um amor imenso pela cidade onde vivemos e tenho certeza que em 2018 faremos um desfile maior do que fizemos neste ano”, declarou.
 
Quem também demonstrou enorme satisfação com o retorno do Desfile Cívico foi Marcelo Bravo, superintendente da Fundação de Cultura. “Consideramos o desfile uma tradição da cidade, porque o barramansense espera por ele, tem orgulho em desfilar, e há alguns anos não acontecia. Foi um reencontro com uma tradição de Barra Mansa na data mais especial para a cidade”, destacou Bravo.
 
Além do prefeito e do superintendente da Fundação de Cultura, estiveram presentes no desfile a vice-prefeita Profª Fátima, o deputado federal Alexandre Serfiotis, além do secretariado e dos vereadores de Barra Mansa.
 
Para o deputado, a relação entre a população e o Governo Municipal tem dado frutos positivos para a cidade. “Cheguei e vi o carinho que a população tem com a escolas, secretarias e também vice-versa, o carinho que escolas e secretarias têm com a população. Essa é uma troca fantástica, uma demonstração de respeito e carinho tanto do governo com a população quanto da população com o governo”, declarou Serfiotis. 
 
Pela primeira vez, o desfile cívico conta com a maior adesão de participantes na história de Barra Mansa. No total, 65 escolas municipais participaram do evento, com mais de três mil alunos, além de profissionais como professores, coordenadores, diretores e administradores participaram do desfile.
 
A universitária Ana Luiza Maia, de 21 anos, também ressaltou a importância do desfile para retomar a tradição municipal. “Há alguns anos que não tinha o desfile, e hoje eu pude vir aqui para assistir e prestigiar as escolas, as secretarias e todos envolvidos. Para nós que somos jovens é importante porque é uma oportunidade de conhecermos ainda mais a história de Barra Mansa”, finalizou a estudante.
 Foto: Paulo Dimas

Tags: , , , ,


Sobre o autor



Back to Top ↑
  • Publicidade

    nossojornal

  • Edição Digital

    Jornal Edição Dezembro 2017

  • Facebook

  • Publicidade

    nossojornal