Cidades

Publicado em 13 de setembro de 2017 | por Nosso Jornal BM

Empresas de ônibus e prefeitura discutem melhorias no transporte

O secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Wellington Silva, recebeu nesta terça-feira, dia 12, empresários de empresas de ônibus de Volta Redonda. O encontro, no gabinete da secretaria, serviu tratar sobre o teste do ônibus elétrico que fará o trajeto do programa Tarifa Comercial Zero e sobre melhorias no transporte público. O secretário reforçou junto aos empresários as demandas da população e ressaltou as condições que o prefeito colocou para que a tarifa dos ônibus fosse reajustada.

— Temos recebido relatos de melhoria e isso é bom, mas vamos intensificar as inspeções fisicamente e de forma aleatória nos pontos de ônibus, verificando, por exemplo, as condições dos veículos. Também faremos mais inspeções pelo sistema de localização GPS, sendo no mínimo 10 inspeções por dia, verificando questões como o itinerário e os horários — explicou o secretário, acrescentando que a cobrança irá aumentar também sobre questões como a dupla função dos motoristas, acesso de idosos, renovação das frotas, instalação de internet Wi-Fi, etc.

— Observamos que os passageiros têm notado melhorias e considero fundamental essa abertura de diálogo oferecida pelo Governo Municipal, tratando tudo de forma transparente, para que as melhorias continuem acontecendo — disse Marcio Carvalho Lima, diretor presidente de uma das empresas de ônibus.

Testes do Tarifa Comercial Zero terão participação das empresas

Durante o encontro, foi proposta pelo secretário a disponibilidade de um ônibus comum para que seja utilizado nos testes do projeto Tarifa Comercial Zero. Os representantes se mostraram dispostos a participar.

— Nossa proposta é que as empresas disponibilizem um ônibus para que se faça um comparativo com o ônibus elétrico, operando como uma espécie de “sombra” do veículo elétrico, fazendo sempre o trajeto de volta. Isso vai durar um mês — contou Wellington.

O projeto Tarifa Comercial Zero consiste na utilização de um ônibus que irá circular pelos quatro principais centros comerciais do município sem cobrar tarifa dos passageiros, tornando Volta Redonda a primeira cidade do País a oferecer gratuitamente para a população um transporte com ônibus elétrico, sem produção de gases poluentes e ruídos. Além de integrar as regiões comerciais, o projeto vai incentivar as pessoas a deixarem os carros em casa e utilizar o transporte público.

De acordo com o secretário Wellington Silva, a previsão é que o ônibus comece a fase de testes ainda neste mês. “A previsão é que ele circule das 7h às 19h, tendo três pontos de parada apenas: primeiro na prefeitura, depois próximo ao prédio do Escritório Central e na Rua Gustavo Lira”.

Segundo o prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva (Podemos), a expectativa é que o ônibus – com capacidade para mais de 60 pessoas – integre os centros comerciais, virando um dos maiores shoppings a céu aberto do Brasil.

— Seremos a primeira cidade do País com o centro comercial integrado e a primeira cidade do estado com ônibus elétrico gratuito para a população — celebrou.

Fiscalização de coletivos

A equipe de fiscalização da secretaria realizou na tarde desta terça-feira, dia 12, uma fiscalização em alguns bairros. A equipe recolheu para a garagem três ônibus que necessitavam de melhorias. No Santo Agostinho, dois veículos tiveram que retornar à empresa para melhorias. Um deles apresentava documentação atrasada e o outro estava com bancos danificados.

Já no Santa Cruz, um ônibus também foi recolhido. Entre os problemas apresentados, um pneu desgastado e assentos soltos. Segundo o secretário Wellington Silva, a secretaria realiza constantes inspeções de rotina. “A gente também busca conscientizar as empresas que a gestão pública está atenta a qualidade do ônibus. Queremos criar uma cultura de que o sistema de transporte precisa ser continuamente aprimorado”, destacou.

Foto: Reprodução

Tags: , , , ,


Sobre o autor



Back to Top ↑
  • Publicidade

    nossojornal

  • Edição Digital

    Jornal Edição Agosto 2017

  • Facebook